Representações teatrais | Fernando Pessoa: o menino que era poeta

Diogo Carvalho, em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, leva à cena, para os alunos do 12.º ano da ESLDF a adaptação da obra “Fernando Pessoa: o menino que era poeta”, uma obra biográfica sobre Fernando Pessoa.fernando pessoa

Oficina FCTUC | Pequenos grandes gigantes: nemátodes, parasitas de plantas

A atividade inclui uma componente teórica e uma atividade prática sobre os nemátodes fitoparasitas em geral e os grupos responsáveis por estragos avultados nas culturas. Na componente teórica será realçada a importância deste grupo de organismos, não só em termos económicos, mas também para a Ecologia dos solos, como indicadores de poluição, etc. Na atividade prática, os alunos em grupos, conforme o número de participantes, irão observar plantas infetadas e nemátodes aos microscópios ótico e estereoscópico (lupa) e extrair nemátodes do solo através de diferentes metodologias.

nematodes

Palestras FCTUC | Procurando evidências de tsunamis antigos no fundo do mar

A investigação em evidências geológicas de tsunamis e tempestades é a única forma de se conseguir estabelecer períodos de retorno rigorosos. Para além do tsunami de 1755, um evento catastrófico com cerca de 4000 mil anos foi detetado no registo estratigráfico português. Nesta apresentação estes estudos irão ser apresentados e irão ser exemplificadas um conjunto de técnicas analíticas (granulometria, composicionais, arquitetura interna, paleontológicas, geofísicas, geoquímicas incluindo biomarcadores e DNA, etc.) utilizadas em trabalhos realizados offshore (profundidades entre os 60m e os 500m).

tsunamis

Palestras FCTUC | História de um grão de areia

Os estudos de proveniência sedimentar permitem reconstruir as fases da vida de um mineral. Através de exemplos de areias de dunas, rios, praias serão apresentadas aos alunos diferentes metodologias de observação para “reescrever a história de um grão”.

areia

Representações teatrais | Os bichos

bichos

Palestras FCTUC | Dinossauros, bactérias e consumo de leite. O que tem isso a ver com a evolução?

A partir de exemplos do dia-a-dia, discutem-se as implicações da teoria da evolução e do pensamento evolutivo. O exercício serve para demonstrar a importância do pensamento evolutivo em variadíssimas áreas da sociedade e do conhecimento. Serão apresentados os mecanismos do processo evolutivo.

dino

Boletim Bibliográfico n.º 89 | Descobrir o mundo

BBCP BB 89 ciencia nov  c

Da história da ciência à ciência ambiental, da Matemática às reflexões mais recentes sobre o cérebro humano e a sua relação com o comportamento, desde a História do século XX à concepção do tempo na ciência, muitos são os conhecimentos que nos podem deslumbrar nestes livros a descobrir na Biblioteca Escolar Clara Póvoa. Venha, requisite e leia.

Aceder aqui e aqui.


Colabore
Livros!
Loja!